Passo a passo para realizar um plano de negócios

O plano de negócios é um pedaço de papel que delineia os objetivos e metas da empresa, juntamente com o cronograma, as finanças e os métodos necessários para atingir essas metas. Pode também incluir uma declaração de missão, assim como detalhes sobre os serviços ou produtos específicos oferecidos.

Um plano de negócios pode destacar diferentes prazos, com base no estado de desenvolvimento e objetivos de sua empresa. Em geral, um plano de negócios conterá os seguintes critérios:

Metas e prazos para o produto para cada mês financeiro mensal, tanto para o início como para o segundo ano.

Demonstrações de Lucros e Perdas para os 3 a 5 anos iniciais

Passo a passo para realizar um plano de negócios

Projeções do balanço para os três primeiros cinco anos
Empresários, startups e pequenas empresas desenvolvem planos de negócios a serem seguidos quando sua empresa está crescendo.

As empresas maiores também podem desenvolver (e modificar) um plano de negócios anual para manter seus objetivos de alto nível junto com as finanças e prazos sob controle.

Embora seja essencial ter um esboço escrito dos objetivos e finanças de sua empresa, ter um esboço de seu plano de negócios ajudará a determinar a sustentabilidade da empresa, seu lucro (inclusive quando ela será capaz de obter lucros) e a quantidade de dinheiro que você precisará dos investidores.

Um plano de negócios também é útil não só para estabelecer seus objetivos, mas também para manter sua prestação de contas, e assim servir como um plano viável para o crescimento.

Para mais detalhes, consulte nosso guia completo sobre como fazer um plano de planejamento estratégico ou faça o download de nossos modelos gratuitos de planos estratégicos.

Esta página é focada em planos de negócios com fins lucrativos, porém você pode ler nosso post usando modelos para planos de negócios sem fins lucrativos.

Etapas do Plano de Negócio

Os detalhes em seu plano de negócios podem diferir de acordo com as exigências e objetivos de seu negócio. Um plano de negócios típico contém os seguintes elementos:

  • Resumo Executivo

 

  • Descrição do negócio

 

  • Análise de mercado

 

  • Análise competitiva

 

  • Descrição da gestão de uma organização

 

  • Descrição do produto ou serviço

 

  • Estratégia de marketing

 

  • Estratégia de vendas

 

  • Detalhes do financiamento (ou solicitação de financiamento)

Projeções financeiras

Se seu plano de negócios for complexo ou longo, você pode considerar a inclusão de um índice ou um apêndice para ajudar nas referências.

Para uma explicação detalhada de cada passo acima, consulte “Como Escrever um Plano de Negócio Passo a Passo” abaixo.

Em geral, seu público-alvo pode incluir qualquer pessoa que tenha o desejo de apoiar seu negócio. Pode ser composto por investidores potenciais e atuais, além de funcionários, fornecedores de clientes, fornecedores e membros da equipe.

Eu preciso de um Plano Simples ou Detalhado?

O estágio e o público de sua empresa determinam a quantidade de detalhes que você precisa incluir em seu plano.

Clientes corporativos exigem um plano de negócios abrangente que pode ter até 100 páginas. As pequenas empresas ou start-ups precisam de um plano claro e conciso que seja focado em finanças e estratégias.

Como escolher o plano certo para o seu negócio

Para determinar que tipo de plano de negócios você deve criar, você deve começar perguntando “O que queremos que o plano faça”. Primeiro, identifique a função, depois a estrutura virá mais tarde.

Use o seguinte gráfico para ajudá-lo a decidir que tipo de plano de negócios deve ser desenvolvido:

  • Público-alvo da função Tipo de plano de negócios

 

  • Utilizar como uma diretriz frouxa de metas e cronogramas Lean interno

 

  • Utilização como um plano preciso, feito de brasões, dos objetivos comerciais e cronogramas.

 

  • Tradicional Interna

 

  • Utilizar como documento para planejamento estratégico com ênfase narrativa nos objetivos, prioridades e na visão estratégica interna da organização.

 

  • Obter um empréstimo de sua empresa ou conceder um Tradicional Externo (com especial atenção aos documentos financeiros)

 

  • Atrair investidores ou parceiros Tradicional/estratégico externo (com foco em finanças, bem como departamentos de apoio, tais como marketing, vendas, produto, etc.)

 

  • Testar uma idéia de negócio ou uma idéia para uma inicialização Internal Lean

A ordem de seu plano de negócios é importante?

Não há um cronograma padrão para os planos de negócios, entretanto, a única exceção é uma visão geral executiva, que deve ser sempre o primeiro item. Além disso, você deve garantir que o plano seja organizado de uma maneira lógica e flua sem esforço.

A diferença entre planos de negócios tradicionais e enxutos

Um plano de negócios padrão segue um formato padrão. Como eles incentivam detalhes e detalhes, muitas vezes levam mais tempo para se preparar e podem abranger várias páginas.

Um plano de empresa Lean, por outro lado, é muito menos típico e está focado em apresentar os pontos mais importantes de cada seção. Os planos são muito menos tempo e normalmente são apenas uma página.

Em geral, é melhor manter uma abordagem tradicional para uma empresa tradicional ou uma grande corporação ou qualquer outra empresa que não esteja aderindo ao Lean (ou a uma abordagem alternativa Ágil).

Faça uso do método Lean Se você espera que sua empresa seja capaz de girar rapidamente ou se você já está usando um método Lean em outros processos de negócios.

Além disso, você pode utilizar um plano de negócios Lean é suficiente quando o documento se destina apenas a uso interno.

Escolha uma versão padrão para investidores, já que eles são mais propensos a mudanças bruscas ou têm uma alta flexibilidade que é incorporada ao plano.

Como redigir um plano de negócios passo a passo

A criação de um plano de negócios sólido requer muita pesquisa e foco em detalhes para cada seção. Abaixo está um guia passo-a-passo para a pesquisa e delineamento de cada aspecto do plano.

Passo 1: Resumo Executivo

O resumo executivo deve ser sempre a seção principal em seu plano de negócios. O objetivo é responder a estas perguntas

  • Qual é a missão e a visão do negócio?

 

  • Quais são os objetivos a longo e curto prazo?

 

  • Dê uma olhada em nosso levantamento com modelos de resumo executivo para obter algumas idéias.

Passo 2: Descrição do Negócio

O objetivo neste parágrafo é estabelecer o escopo, o escopo e a finalidade de seu negócio. Para fazer isto, você precisa responder a estas perguntas da forma mais concisa e sucinta possível:

  • O que estamos fazendo?

 

  • Qual é a missão de nossa empresa?

Etapa 3: Análise de mercado

Esta seção deve apresentar provas de que você estudou e está ciente do mercado, assim como que o produto que você oferece preenche certos critérios no mercado. Para provar isso, responda as seguintes perguntas:

  • Quem é nosso cliente?

 

  • O que eles valorizam em um cliente?

Passo 4: Análise Competitiva

Na maioria dos casos, os planos de negócios não são um negócio novo (ou mesmo perturbador para o mercado), mas sim um que é mais competitivo através do preço, características, integrações e muito mais. Que é superior ao que existe atualmente no mercado.

Então, você deve responder estas perguntas para demonstrar que seu serviço ou produto será mais competitivo do que os concorrentes:

  • Quem são os rivais?

 

  • Qual é o melhor talento deles?

 

  • Qual é o nosso benefício distintivo?

Etapa 5: Descrição da Gestão Organizacional

Dentro desta parte, fornecer uma visão geral dos membros da equipe, bem como de outras pessoas importantes que são essenciais para o sucesso da equipe.

Observe as funções e responsabilidades, assim como, se você puder tomar nota da estrutura da equipe ou da hierarquia.

Etapa 6: Descrição de Produtos ou Serviços

Esta seção caso o produto ou serviço que você esteja oferecendo e os recursos e esforços envolvidos na criação do mesmo.

A qualidade de seu produto determinará o desempenho de seu negócio É essencial reservar um tempo para tentar aperfeiçoar seu produto antes de lançá-lo em vendas, marketing ou finanças específicas.

As perguntas a serem respondidas dentro deste segmento são:

  • Qual é a natureza do produto ou serviço?

 

  • Qual é o processo de produção do produto ou serviço? E quais são os recursos necessários para produzi-lo?

Passo 7: Plano de Marketingrente dos clientes existentes?

  • Quais canais você planeja empregar para atingir seu mercado?

 

  • Quais são os recursos de que sua estratégia de marketing precisa e você tem acesso a esses recursos?

 

  • Se você puder Se você puder, você tem uma estimativa aproximada da linha do tempo e do orçamento?

 

  • Quais são as melhores maneiras de medir o sucesso?

Passo 8: Plano de vendas

Crie um resumo de seu plano de vendas, incluindo metas para cada fase, os passos para atingir essas metas e as métricas que garantirão o sucesso.

Para ser usado no plano de negócios não é necessário um plano de vendas abrangente e profundo. Ele poderia simplesmente descrever as metas e estratégias de alto nível para suas estratégias de vendas.

Comece respondendo as seguintes perguntas:

  • Qual é a melhor estratégia de vendas?

 

  • Quais são as estratégias e ferramentas que você utilizará para atingir suas metas desejadas?

 

  • Quais são os possíveis desafios, e como você pode superá-los?

 

  • Qual é o melhor período de tempo para obter lucro?

 

  • Quais são os indicadores do sucesso?

Passo 9: Detalhes do Financiamento (ou Pedido de Financiamento)
Este é um dos aspectos mais importantes em seu plano de negócios, particularmente se você planeja compartilhar seu plano com potenciais investidores.

Não é necessário apresentar um plano financeiro completo, entretanto, você deve ser capaz de responder às perguntas abaixo:

  • Qual é a quantidade de capital que você tem no momento? Quanto capital é necessário?

 

  • Como você pode desenvolver a equipe? (a bordo e a estrutura da equipe, assim como o treinamento e o desenvolvimento)?

 

  • Como você atende suas exigências e limitações físicas (equipamento espacial, espaço.

Passo 10: Projeções financeiras
Além da análise da captação de recursos, os investidores também querem previsões financeiras bem pensadas para o futuro. Com base na natureza e no estágio de seu negócio, pode variar de um a cinco anos.

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